CLAREAMENTO DENTAL

/CLAREAMENTO DENTAL
CLAREAMENTO DENTAL 2017-12-13T10:25:57+00:00

Com o passar dos anos, nossos dentes vão escurecendo e manchando, ganhando aspecto de velhos e mal cuidados. Dentes brancos dão à fisionomia um aspecto mais saudável e bonito. O clareamento indicado varia de acordo com as características pessoais e idade de cada um. Precisamos, no momento da indicação, avaliar também a integridade dos dentes e os motivos do escurecimento.O clareamento dental só age sobre o esmalte do dente, não clareando resinas, blocos e porcelanas. Não desgasta os dentes ou promove qualquer prejuízo. Pode causar sensibilidade dentária que é facilmente reduzida com uso de dessensibilizantes complementares. O tratamento é seguro, eficaz e duradouro, desde que aplicado corretamente.

Como é o processo?

A forma mais tradicional é espalhá-lo sobre moldeiras de silicone, confeccionadas sob medida para a arcada dentária da paciente, e colocá-las em casa, à noite, antes de dormir, por um período de três semanas. Existe também a técnica feita no consultório, em sessões que durante aproximadamente 4o minutos. Alguns dentistas combinam os dois métodos.

 Pode prejudicar os dentes?

Não. O clareamento não altera em nada a estrutura dentária.

Vou sentir dor?

Não exatamente. O tratamento pode, como já dissemos antes, aumentar a sensibilidade nos dentes de quem já sofre com o problema. Para evitar que isso aconteça, o dentista mistura um desensibilizante, como o flúor, no gel clareador e pede para a paciente evitar alimentos cítricos como laranja e limão durante o período. Clarear as arcadas separadamente, primeiro a superior e depois a inferior, também ajuda a diminuir o incômodo.

Meus dentes vão ficar branquíssimos?

Depende da cor deles. O clareamento pode chegar até seis tons mais claros, mas não há como prever o resultado. Sem falar que existem várias tonalidades de dentes – brancos, amarelados, acinzentados, amarronzados. Isso significa que um dente com tendência a ser acinzentado vai ficar mais claro dentro dessa matiz, mas nunca vai virar branquíssimo (o que até pode parecer artificial!). Converse com o seu dentista para você não ficar com uma expectativa irreal.

Posso comer de tudo?

Durante o clareamento ficam proibidos alimentos escuros ou com corante: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar na dentina, manchando os dentes e atrapalhando o resultado.

Dura para sempre?

Também não. A duração vai depender da alimentação e dos hábitos de cada pessoa. Quem fuma ou bebe muito café, por exemplo, pode voltar a ter os dentes escurecidos rapidamente

Dr. Bruno Chies