ORTODONTIA

/ORTODONTIA
ORTODONTIA 2017-12-13T10:36:51+00:00

O que é Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mau posicionamento e mau relacionamento dos dentes (maloclusão) e das estruturas da face (ossos e tecidos moles).

Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções. Dentes bem posicionados podem melhorar a estética, o sorriso, a mastigação e a fonação.

Indicação do Aparelho Dentário

Os aparelhos são recomendados tanto para casos simples de pequenas imperfeições, até para casos de dentes extremamente sobrepostos. Podendo ser utilizado em adultos e crianças, inclusive em alguns casos, na dentição decídua “de leite”.

Com o avanço da tecnologia, o dentista hoje dispõe de diversas técnicas para resolver estas má-oclusões.

O aparelho ortodôntico Invisalign consiste de uma série de alinhadores utilizados em sequência, confeccionados sob medida. Estes alinhadores que vão fazer o reposicionamento dos dentes gradualmente até você atingir o sorriso desejado. É muito discreto quase imperceptível. Suas principais vantagens são: pode se retirado para se alimentar e realizar a higiene oral, sem fios metálicos e seu amigos nem vão notar que você está realizando o tratamento.

Aparelho Autoligado | Sem borrachinha

Aparelhos autoligados são aparelhos com bráquetes com encaixes chamados de autoligados que dispensam o uso do amarrilho elástico (borrachinha), evitando o manchamento dessas. Podem ser metálicos ou estéticos (cerâmica). Essa técnica permite um maior espaçamento entre as consultas, proporcionando um maior conforto ao paciente. Indicado para pacientes extremamente exigentes.

Aparelho Estético | Porcelana e Safira

Devido às exigências estéticas atuais da sociedade, hoje em dia muitos pacientes adultos têm procurado os consultórios em busca de um sorriso perfeito. Em cima disso, surgiram os aparelhos estéticos (compostos de cerâmica), sendo quase imperceptíveis, proporcionando um grande conforto social ao paciente. Bráquetes estéticos cerâmicos: Subdevidem-se em policristalinos e Monocristalinos (safira). Os monocristlinos (safira) caracterizam-se por serem brackets extremamente translúcidos (transparentes), imitando a cor dos dentes de cada paciente.

Ortopedia Funcional dos Maxilares ​

Os aparelhos ortopédicos solucionam desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.
Eles atuam remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio musculo-esquelético.

Dr. Bruno Chies