PRÓTESE DENTAL

/PRÓTESE DENTAL
PRÓTESE DENTAL 2017-12-13T10:35:53+00:00

A perda dos dentes ocorre por diversos motivos como cáries, traumas, doenças nas gengivas, etc. E quem sofre desse problema sabe o quanto pode ser constrangedor e desegradável ter dentes faltando em seu sorriso. Os constrangimentos são diversos também, prejudicando a vida social e profissional do paciente e ainda sendo fator determinante para outras doenças nos dentes e atrapalhando a mastigação.

Além da reconstrução do seu sorriso substituindo dentes perdidos e tecidos adjacentes, a prótese, impede no caso de próteses parciais que haja uma mudança na posição dos restantes dos dentes.

O que é prótese dentária?

Prótese dentária, é o artefato que substitui total ou parcialmente o dente natural quando não é possível restaurar o mesmo com resina composta, ou quando um ou mais dentes foram perdidos. O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, restabelecendo as funções estética, fonética e mastigatória.

As próteses podem ser unitárias, parciais ou totais, sendo apoiadas em dentes naturais, raízes residuais, implantes ou até mesmo sobre a gengiva, quando se trata de dentaduras. Podem ser removíveis ou fixas, isto é, cimentadas sobre os dentes ou implantes. A aplicação de cada tipo de prótese, suas vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações devem ser analisadas pelo cirurgião-dentista e o cliente.

Quais os riscos de não repor dentes perdidos?

A não reposição de dentes perdidos pode acarretar uma série de problemas como:

• Dor e/ou desconforto nas articulações têmporo-mandibulares.

• Gastrite, devido à falta de eficiência mastigatória.

• Perda da auto-estima, devido ao comprometimento estético.

• Depressão, pela perda da auto-estima.

• Enxaquecas e cefaléias frequentes

Dr. Bruno Chies